Em celebração ao Dia Mundial da Qualidade, data que reforça a importância da excelência e do compromisso com a melhoria contínua, a Rometal compartilha sua trajetória na busca pela certificação ISO 9001, um marco fundamental na sua história. Desde a fundação, em 1983, a empresa dedica-se a entregar produtos de alta qualidade que superem as expectativas dos clientes.
A obtenção da ISO 9001 veio para consolidar essa postura, padronizando processos e aprimorando o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ). Nesta entrevista, Maiara Zanette Genari, Analista de Qualidade, e Maurem Daroz, Coordenadora da Qualidade, revelam como a Rometal superou desafios, alcançou ganhos significativos em produtividade e satisfação dos clientes e continua a impulsionar seu crescimento e inovação por meio de práticas focadas na excelência.
Qual foi o principal motivo que levou a empresa a buscar a certificação ISO 9001?
Desde a sua fundação, em 1983, a Rometal sempre foi uma empresa organizada e focada em criar produtos de qualidade, que atendessem e superassem as expectativas dos clientes.
Ao longo dos anos, a marca se expandiu e ganhou cada vez mais espaço no mercado. Com esse crescimento, a empresa percebeu a necessidade de dar um passo adiante. A combinação de um alto nível de conhecimento organizacional com processos bem definidos foi essencial para essa decisão. Esses fatores impulsionaram a busca pelo aprimoramento e pela padronização das práticas que já estavam em andamento.
Com tudo isso em mente, no ano de 2012, iniciamos o processo de implementação do Sistema de Gestão da Qualidade. Contando com profissionais capacitados e dispostos a fazer acontecer em menos de 12 meses, mais precisamente em junho de 2013, recebemos a certificação ISO 9001.
A conquista da certificação foi apenas um “detalhe” por trás de todo o trabalho diário realizado desde então. Buscamos continuamente a satisfação de nossos clientes e a efetividade do nosso sistema de gestão de qualidade.
Quais foram os maiores desafios na implementação do Sistema de Gestão da Qualidade para obter a ISO 9001?
O maior desafio na implementação foi documentar todos os padrões que existiam de uma forma simples e que retratassem as novas necessidades de maneira prática, sem que trouxessem burocracias desnecessárias a Rometal. Optamos por descrever os padrões no formato de procedimentos e instruções de trabalho, usando fluxogramas, imagens e descrições detalhadas, para que facilitassem o entendimento de todos. Foi primordial conscientizar os colaboradores de que essa padronização tornaria o trabalho mais fácil ao longo do tempo.
Nas etapas de treinamento, priorizamos práticas sistêmicas em rotinas setoriais para que a cultura da qualidade pudesse ser transmitida da forma mais padronizada possível. Ao fim da implementação, todos os funcionários estavam empenhados com o que havia sido criado, visto que tudo aquilo fazia sentido e não estava trazendo dificuldades em meio a rotina produtiva.
Foi fundamental que houvesse o total envolvimento da organização durante a criação e a implementação do Sistema de Gestão de Qualidade. Cada passo foi claramente explicado, desde seus motivos, objetivos e benefícios, bem como a importância do papel individual de cada um nos processos de auditorias internas e externas e na manutenção do sistema instituído.
Como o SGQ impactou na produtividade e qualidade dos produtos da empresa?
Como só podemos melhorar o que é conhecido, nosso primeiro passo foi coletar dados e mensurar indicadores de processo. Com esses dados, todos os funcionários puderam entender o impacto de seu trabalho nos resultados da empresa e visualizar as necessidades de melhoria.
Os maiores resultados foram relacionados ao aumento de produtividade, redução de falhas e desperdícios. Bem como, foram apontados a padronização de processos e produtos, acuracidade e agilidade nas informações e desenvolvimento da cultura de melhoria contínua, a qual vem se mantendo na Rometal desde a sua certificação.
Quando falamos em Qualidade não podemos deixar de citar o rigoroso processo de desenvolvimento e fabricação dos produtos que compõe o portfólio da empresa. Todos são submetidos a processos padronizados, com o objetivo de garantir que as suas especificações estejam de acordo com as necessidades do cliente. Durante este processo, antes da sua aprovação, o produto então, é submetido a testes prévios de montagem, ciclagem, durabilidade, resistência e simulações de mau uso, a fim de identificar possíveis falhas do produto.
Exemplos práticos de melhorias alcançadas após a certificação.
A certificação possibilitou que a Rometal, através da padronização de seus processos internos, elevasse a excelência dos produtos e serviços. Isso contribuiu com a identificação de pontos fracos, fortes, falhas e oportunidades de melhoria, de forma sistêmica.
O desenvolvimento do nosso próprio sistema de gestão de documentos, o “Portal da Qualidade” foi mais um ponto positivo que conquistamos. Com o uso do portal, toda a documentação do SGQ está disponível de forma eletrônica. Isso trouxe muita praticidade, tanto no controle de documentos quanto no acesso, visto que, todas as áreas, desde fabril até administrativa, acessem a documentação de forma ágil, descomplicada e atualizada, reduzindo ao máximo a impressão dos documentos.
Nossa equipe realiza um rigoroso controle de qualidade em cada processo e produto, garantindo o cumprimento dos padrões pré-estabelecidos e o atendimento das especificações. Durante a produção, monitoramos continuamente para assegurar a execução correta, e, ao final, inspecionamos e testamos os produtos para confirmar a qualidade final.
Outro avanço importante foi alcançado no setor de SAC, agora diretamente ligado ao setor de Qualidade. Esse vínculo tornou o SAC mais proativo, capaz de compreender melhor as necessidades dos clientes, analisar padrões e identificar causas. A análise dos dados de interação permite identificar as áreas mais vulneráveis da empresa, possibilitando ajustes prévios. Com isso, prevenimos que problemas se tornem recorrentes e generalizados. Investir na prevenção reflete nosso compromisso com a melhoria contínua, gerando economia de tempo e recursos. Esse esforço fortalece a reputação da marca e ajuda a cultivar a confiança e a fidelidade dos clientes.
Além da ISO 9001, a empresa busca ou possui outras certificações?
Buscamos a melhoria contínua de nossos processos e da produtividade, sustentabilidade e segurança, então procuramos nos manter atualizados nas práticas relacionadas a outras normas.
Desenvolvemos e implementamos alguns conceitos relacionados a ISO 14001, do Sistema de Gestão Ambiental, que potencializa o desenvolvimento sustentável e minimiza impactos ambientais. Bem como, a ISO 45001, de Saúde e Segurança, que nos auxilia na adoção de medidas preventivas, identificando riscos associados ao trabalho, danos à saúde, acidentes e lesões. Além disso, utilizamos fundamentos da ESG, a qual reúne políticas de meio-ambiente, responsabilidade social e governança.
A trajetória da Rometal na busca pela certificação ISO 9001 e a contínua melhoria de seus processos revelam o compromisso da empresa com a qualidade, inovação e satisfação dos clientes. A implementação do SGQ não só padronizou procedimentos, como também aumentou a produtividade, reduziu falhas e impulsionou a cultura de excelência. Com a criação de ferramentas como o “Portal da Qualidade” e o alinhamento do setor de SAC com o de Qualidade, a empresa demonstrou que investir em qualidade não é apenas uma meta, mas uma estratégia essencial para fortalecer a reputação da marca e construir relacionamentos duradouros com seus clientes. Ao integrar práticas de sustentabilidade e segurança, a Rometal reafirma seu compromisso com um futuro responsável e sustentável, promovendo avanços que solidificam sua