Com o tema Corpo & Morada, a 31ª edição da CASACOR Rio Grande do Sul trouxe para Porto Alegre o resgate do valor inestimável de momentos entre família e amigos, com projetos que trazem o charme e o aconchego das casas. Foram 38 ambientes, divididos em um circuito de 7000 mil m².
A mostra gaúcha apresentou jardins, espaços de estar íntimos e sociais, varandas e áreas gastronômicas que incluem espaço gourmet, cozinha familiar e cozinha do chef. Realizada no coração do Bairro Bela Vista, a edição esteve aberta à visitação de 25 de agosto a 22 de outubro.
Karína Capaverde, Luciano Mota, Valdecir Santos e Vera Capaverde integraram a direção desta edição que, como diferencial, apresentou seis ambientes que puderam ser visitados pela comunidade sem a necessidade de aquisição de ingressos. De lojas a operações de gastronomia, os frequentadores desfrutaram de uma verdadeira experiência imersiva, vivenciando a arquitetura do local e recebendo uma prévia dos demais espaços.
Dentre as tendências apresentadas, com toda certeza, as formas orgânicas foram as grandes protagonistas. Vistas em estofados, espelhos, mesas dos mais variados tamanhos, luminárias, tapetes, itens de decoração e até mesmo no teto, a grande maioria dos ambientes possuía um toque que remetia ao conceito.
Outra tendência vista nas demais mostras e presente nesta edição, o tecido Bouclé fez parte dos ambientes da CASACOR Rio Grande do Sul. Inspirado na textura da lã natural de ovelha, o tecido se destaca por ser um muito macio e duradouro. Além disso, ele chama atenção por criar ambientes aconchegantes.
Falando em aconchego, outros itens contribuíram com essa estética. Artesanato, tramas e texturas de palhas puderam ser vistos na decoração, paredes e luminárias. Materiais naturais também estiveram presentes como revestimentos, principalmente em paredes internas.
Outra tendência que se confirmou e vem ganhando força é o retorno ao passado. Ambientes mais carregados, com apelo emocional e objetos que “contam alguma história”, trouxeram nostalgia e sentimento de afeto.
Nesta 31ª edição da mostra gaúcha, os espaços externos ganharam uma atenção especial, num conceito de Outdoor Living. A proposta foi de utilizar móveis em áreas externas, conectados ao ambiente e à natureza, proporcionando mais conforto, bem-estar, funcionalidade e design aos espaços, aliando-se ao conceito de Biofilia. Essa tendência foi muito vista na CasaCor RS principalmente no conceito de oásis, com produtos em formas curvas e suaves, com materiais naturais. Balanços também foram explorados como complementos e até ponto central dos espaços.
Já no mobiliário interno, o minimalismo seguiu em alta quando falamos em puxadores. Cavas no MDF foram protagonistas nos ambientes, mas puxadores em alumínio também apareceram trazendo contraste e elegância.
As portas de passagem e portas de mobiliários também foram protagonistas de alguns espaços. Sistemas Deslizantes, Escamoteáveis e Articulados se fizeram presentes na mostra, com destaque aos sistemas Dominus e Rivelato da Rometal.
Estruturas metálicas também foram muito usadas. Compondo prateleiras, estantes e estruturas decorativas, perfis como o Link da Rometal estiveram presente na maioria dos ambientes. Versátil e resistente, além de dar um toque de personalidade, essas estruturas permitem inúmeras possibilidades de criação.
Assim como a CASACOR São Paulo, nesta edição da mostra o verde continuou predominante, juntamente com tons terrosos, neutros e Bold Colors. Nos acabamentos, o dourado e ouro velho estiveram em destaque. O preto também esteve presente, principalmente criando contrastes com tons neutros como cinzas, branco e off White.
Uma mostra repleta de charme, aconchego e versatilidade. Os espaços da CASACOR Rio Grande do Sul realmente valorizaram seu tema e esbanjaram personalidade, fazendo com que cada visitante se apaixonasse um pouquinho mais a cada espaço.
SOBRE A CASACOR:
Empresa do Grupo Abril, a CASACOR é reconhecida como a maior e mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas. Em 2023, o evento reúne renomados arquitetos, designers de interiores e paisagistas em 18 praças nacionais em 16 estados – São Paulo (São Paulo e Ribeirão Preto), Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Brasília, Pernambuco, Sergipe, Ceará, Tocantins, Santa Catarina (Florianópolis e Balneário Camboriú), Espírito Santo, Mato Grosso, Paraná, Paraíba e Goiás – além de mais duas internacionais, no Peru e na Bolívia.