No dia da água, Rometal destaca seu compromisso ambiental

Rometalks
5 Min Read

No Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, a conscientização sobre a importância desse recurso vital para a vida ganha destaque em diversas esferas da sociedade. Empresas ao redor do mundo têm papel fundamental na promoção do uso responsável da água e na implementação de práticas sustentáveis que visam a preservação desse recurso tão precioso.

A Rometal, comprometida com a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental, constantemente promove iniciativas voltadas para a conservação da água e a redução do impacto ambiental em suas operações. Além do uso consciente nos recursos naturais, há também uma preocupação com a redução da geração dos resíduos e a destinação dos mesmos para reciclagem.

Bem como, foram adotadas medidas como o tratamento dos efluentes, regularidade nas leis ambientais, destinação do valor de parte da reciclagem dos plásticos às entidades do munícipio, dentre outras ações. Gabriela Bettio, responsável pelo setor de Meio Ambiente, explica um pouco mais sobre alguns projetos que são desenvolvidas na empresa.

A Rometal regularmente promove ações direcionadas à preservação da água e à minimização do impacto ambiental em suas atividades.

– Qual principal ação da Rometal, relacionada a água, você destacaria?

Na unidade Sistemas, utilizamos a água de poço artesiano para algumas partes do processo produtivo, sanitários e hidrante, minimizando o desperdício de uso da água potável nos casos de ter a necessidade de consumo humano. Na unidade Alumínio, utilizamos a água de poço artesiano para o processo produtivo e hidrante. Se caso venha ocorrer algo que não se possa coletar do poço, utilizamos a água do açude. Já nos sanitários, utilizamos o efluente tratado.

Realizamos todas essas ações com a consciência do uso, tendo todo o cuidado para evitar desperdícios.

– Como é realizado o tratamento dos efluentes?

Na unidade Sistemas, temos dois tipos de tratamento, além de um sistema de circuito fechado, ou seja, tratamos o efluente internamente e o reaproveitamos no processo produtivo. Enviaremos o efluente para tratamento em empresas terceiras especializadas apenas quando ele se torna saturado. Em caso de geração de outros efluentes, ocorre o envio para o tratamento de uma empresa terceira.

Na unidade Alumínio, todo o efluente gerado é, rigorosamente, enviado pela ETE – Estação de Tratamento de Efluente especializada. Com rigorosos parâmetros de análises, tratamos todo o efluente antes do lançamento para destinação final.

Além dos tratamentos dos efluentes industriais, temos também o tratamento do efluente sanitário, antes da realização do descarte.

– Como funciona o programa para redução da geração dos resíduos?

Realizamos um estudo geral pelos setores, mapeando quais e quanto resíduo é gerado em cada local. Verificamos a melhor forma no processo produtivo para reduzir a geração dos resíduos gerados, sem impactar na produtividade.

– Quais são as principais práticas de uso consciente dos recursos naturais praticadas na Rometal?

Utilizamos água e energia de forma consciente. Além disso, reutilizamos as matérias-primas sempre que possível, evitando assim o descarte e a extração delas novamente da natureza.

– Quais são exemplos de gestão de resíduos praticados na Rometal?

Conforme o PGRS – Plano de Gerenciamento dos Resíduos Sólidos, mapeamos os resíduos que são gerados em cada setor. Dessa forma, podemos controlar a quantidade, qual e para onde devemos encaminhar esse resíduo para destinação final. Destinamos todos os resíduos gerados a empresas devidamente licenciadas, garantindo assim que o resíduo seguirá para o local correto até sua destinação final.

Por meio dessas e outras ações, a Rometal reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e a preservação da água, contribuindo para um futuro mais consciente e responsável em relação ao meio ambiente. No Dia Mundial da Água, é importante reconhecer o papel das empresas na promoção da conservação dos recursos naturais e na construção de um mundo mais sustentável para as gerações futuras.

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário